Atleta Acriano é destaque nas Jogos Brasileiros Paralímpicos (15 a 17 anos)

 

As Paralimpíadas Escolares, realizadas em São Paulo (SP), tiveram uma sexta edição extremamente proveitosa para o tênis de mesa. Ao todo, 51 atletas de 14 a 17 anos se inscreveram, representando 16 estados brasileiros, e puderam jogar e trocar experiências durante quatro dias de convivência no Anhembi, local do evento.

 

atleta Caros Eduardo do Acre

A estrutura do local, que englobava hospedagem para todos os atletas e técnicos e alimentação, além das áreas de convivência e das partidas, proporcionou uma ótima experiência para os participantes.

 

atleta Carlos Eduardo em competição

 

Dentre as atividades realizadas, incluindo a classificação funcional e o congresso técnico, a detecção de talentos para a seleção brasileira paralímpica foi considerada bastante positiva por Omar Barbosa, líder de Projetos e Detecção de Talentos da CBTM.

 

O nível técnico foi bom e o envolvimento dos técnicos também. Nós conversamos pessoalmente com eles sobre a importância e todos os objetivos da atividade”, afirmou. No total, 34 atletas participaram, acompanhados de seus treinadores.

 

Ainda segundo Barbosa, os “professores” receberam bem a ação, que tem como objetivo para 2015 inaugurar um projeto paralímpico semelhante ao Diamantes do Futuro. Na classe olímpica, ele seleciona, treina e leva mesatenistas brasileiros para intercâmbio em potenciais mundiais do esporte.

 

Um dos pontos dessas nossas conversas foi o próprio desenvolvimento deles (técnicos). Nós estamos investindo nas categorias de base e neles também, claro. Prova disso são os projetos que estão acontecendo, como o Fast Track e o Diamantes (do Futuro)”, complementou Omar, citando também o programa de formação de treinadores de ponta que está levando três brasileiros para um período na China.

O projeto paralímpico, que deve ser formalizado em 2015, poderá incluir além dos intercâmbios, visitas periódicas aos Centros de Treinamento da seleção, em Piracicaba e Brasília. Assim, os jovens mesatenistas terão contato direto com os técnicos e jogadores adultos das seleções.

 

Tivemos boas surpresas (na detecção), mas a convocação só sai no ano que vem”, contou Omar Barbosa. 

Dentro desse cenário tivemos a excelente participação do nosso atleta paralímpico Carlos Eduardo, ele representou muito bem o Estado do Acre, na classe 11 no período de 25 a 28/11/2014 em São Paulo/SP, obtendo a 5º colocação a nível nacional , enfrentando atletas de centros mais avançados como o caso do Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina, contra o Rio Grande do Sul uma vitória de 3 x 0 em cima do atleta Fabrício Oliveira , contra São Paulo Eduardo chegou a está vencendo por 2 x 0, porém permitiu a virada por 3 x 2 para o atleta Roberto Júnior. Nas quartas de finais Eduardo enfrentou o atleta Lucas Hansen de Santa Catarina e perdeu por 3 x 0. O campeão da classe 11, foi o atleta de Santa Catarina Lucas Hansen, vencendo o atleta de São Paulo Roberto Júnior pelo placar de 3 x 0.

A FTMEAC parabeniza ao atleta Carlos Eduardo pela excelente colocação obtida nos Jogos Brasileiros Paralímpicos, pois com aproximadamente 01 ano de treinamento a evolução de Carlos Eduardo vem surpreendendo muita gente, inclusive os caçadores de talento da seleção brasileira que se encontravam no evento realizado em São Paulo.

Porém para que o atleta acriano pudesse competir com material (borracha) nova, camisetas e outros equipamentos, ele teve apoio financeiro das seguintes empresas que destacamos abaixo e que agradecemos em nome da FTMEAC e do atleta.

Águas Claras Engenharia de Tubarão/SC

Batalhas Garantias de São Paulo/SP

Villa Bella Residencial- Etenge de Rio Branco/AC

GESP Engenharia Rio Branco/AC

Grupo Star Motos Honda de Rio Branco/AC

 

atleta Carlos Eduardo,competindo em alto nível

 

atleta Carlos Eduardo, no anhembi, local dos Jogos Brasileiro Paralímpicos/2014

Comments are closed.