O Tênis de Mesa

 

O Surgimento…

Nascido e desenvolvido na Inglaterra durante a segunda metade do Século XIX, teve sua origem a partir do jogo medieval de tênis, que costumava ser jogado tanto ao ar livre quanto em espaços fechados. O tênis de mesa, portanto, foi concebido para ser um passatempo social, jogado em salas fechadas, especialmente no inverno, quando era mais difícil praticar o tênis de campo. Os primeiros registros do tênis de mesa revelam um jogo rude, iniciado por estudantes universitários com livros dispostos no lugar da rede, e por militares que o praticavam com equipamentos improvisados.

As raquetes podiam ser de madeira, papelão ou tripa de animal, cobertas algumas vezes por cortiça, lixa ou tecido. As bolas, de cortiça ou borracha. As redes, de diferentes alturas – algumas vezes constituídas de um simples fio. Mesas de diferentes tamanhos, partidas com contagens de 10 ou 100 pontos, saques com um “quique” inicial na metade da mesa do sacador, sistema atual, ou diretamente na outra metade de encontro a um espaço limitado ou não, porém, com a obrigatoriedade de o sacador estar afastado da linha de fundo da mesa. Nunca figuravam quatro tipos diferentes de duplas. Em qualquer caso, era virtualmente o mesmo tipo de jogo, embora tivesse muitos nomes.

No Século XIX, James Gibb, inglês, ex-corredor de maratonas, volta de uma viagem de negócios aos Estados Unidos com bolas de celuloide de brinquedo, que ele imaginou poderem ser úteis para este jogo em seu país. Ouvindo-as serem golpeadas por uma raquete oca, de cabo longo e feita de pele de carneiro, então bastante popular, associou os sons produzidos pela bola na raquete com o som ”pingue-pongue”, dando assim origem ao nome do jogo. O nome “Ping Pong” é então criado pela empresa inglesa J. Jaques and Son no final dos anos de 1800s, sendo registrado como marca pela empresa note-americana Parker Brothers.

Os primeiros torneios são realizados a partir de 1901, com registro de centenas de participantes. Assim se cria a “Ping-Pong Association”, que é substituída em 1922 pela “Table Tennis Association”, dando lugar à International Table Tennis Federation (ITTF) em 1926. Nos anos de 1950 surge uma das grandes revoluções do esporte: a invenção da esponja ou “sanduíche de borracha”, um novo material para as raquetes que, até hoje, diminui a espessura relativa da raquete.

Com a evolução do esporte, a ITTF buscou regular o uso de equipamentos para garantir o equilíbrio e a saúde dos atletas. O jogo ganha velocidade e golpes plásticos, com efeito. A modalidade, criada na Inglaterra, passa a ter dominância asiática, sendo praticado em diferentes partes do mundo. Em diferentes ambientes e por diferentes grupos de pessoas. Este é o tênis de mesa. A sua história está detalhada na linha do tempo, com destaque para fatos marcantes.

No Brasil…

No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que, por volta de 1905, começaram a implantá-lo no país. No ano de 1912 foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo, sagrando-se vencedor o Vitória Ideal Clube. Até então, o tênis de mesa era praticado somente em casas particulares e em clubes.

O jogo…

Uma partida de tênis de mesa é disputada em melhor de qualquer número de sets ímpares. Usualmente, torneios nacionais são disputados em melhor de 5 sets e torneios internacionais em melhor de 7 sets, o que significa que o jogador ou dupla que vencer, respectivamente, 3 ou 4 sets vence a partida. Para vencer um set, o jogador ou dupla precisa somar 11 pontos ou, em caso de empate em 10 pontos, somar dois pontos de vantagem em relação ao seu adversário.

A partida se inicia com o saque de um dos oponentes conforme a ordem de saque escolhida pelo vencedor do sorteio para tal fim. Cada jogador tem o direito de sacar duas vezes consecutivas independente da pontuação que obtiver. Em duplas, a ordem de saque é alternada entre as duplas e entre os jogadores de modo que cada um dos quatro jogadores saque.

Para a saúde…

1)   Melhora a circulação sangüínea.

2)   Desenvolve a velocidade de raciocínio e a habilidade.

3)   Melhora a coordenação motora e reflexos.

4)   Melhora a visão e exercita os nervos do cérebro.

5)   É ótimo para queimar calorias.

6)   Numa partida não existe choques físicos, evitando-se traumas e brigas.

7)   Ë considerado um dos esportes em que mais se utiliza o raciocínio.

Para seus sonhos como atleta de alto nível:

8)   Ë um esporte individual, você não depende de terceiros para vencer.

9)   Não é necessário um biotipo especial. Basta ter técnica e habilidade.

10) Não precisa sacrificar/abandonar os estudos para se chegar num alto nível.

11) Não existem muitos atletas, portanto há maior chance de se chegar numa seleção nacional.

12) Regras fáceis e um esporte dividido em categorias (Pré-mirim a Veteranos)

Para sua formação/educação…

13) Toda a família pode participar junta, praticando.

14)  Ensina a programar e planejar para treinar corretamente com objetivos.

15) Não existe a vantagem por ser mais velho, as chances são iguais para todos.

16) Como todo o esporte, ensina a vencer, perder e lutar.

17) Desenvolve muito a disciplina e a concentração.(O que pode ser utilizado nos estudos também).

18) Todo atleta de destaque consegue ser diferenciado no tratamento (Tanto na Escola como no Emprego).

Aspectos gerais…

19) O futebol é o esporte mais popular, porém o tênis de mesa é fácil e simples de se praticar, por muitos motivos; em especial “não ter contato físico”.

20) Não é necessária uma grande Infra-estrutura como um ginásio, área, etc. basta uma mesa, rede, bola e raquetes numa pequena sala.

21) Para se praticar não são necessários muitos participantes apenas dois, enquanto que outras modalidades: 22-futebol, 12-volley, 10-futsal, 10-basquete.

22) O atleta ao treinar, concentra seus objetivos na modalidade e geralmente não fuma, não bebe, fica longe das drogas e das más companhias. 

23) Existem muitos campeonatos, por isso o tênis de mesa faz com que o atleta viaje bastante, conhecendo muitas cidades, consequentemente fazendo novas amizades.

textos retirados de: https://www.cbtm.org.br/conteudo/detalhe/5 

Comments are closed.